A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliará a estratégia de testagem para diagnóstico da Covid-19 no município. A iniciativa, que segue as recomendações da Deliberação da Comissão Intergestores Bipartite – CIB nº 55/2020, visa oferecer subsídios para os serviços de saúde quanto à investigação laboratorial, utilização e interpretação dos testes sorológicos para Covid-19, além de padronizar as condutas de isolamento após a testagem.
Atualmente, todas as pessoas que apresentam sintomas de síndrome gripal e que buscam por atendimento nas unidades de saúde são submetidas à testagem.
A ampliação será através da inclusão dos indivíduos assintomáticos, pertencentes aos seguintes grupos específicos: trabalhadores da saúde, segurança pública, assistência social, transporte público e limpeza pública, população privada de liberdade e contatos domiciliares de pessoas que testaram positivo para Covid-19.
As estratégias de testagem estão sendo definidas pela Secretaria de Saúde e seguirão cronograma preestabelecido de acordo com os grupos de testagem.
Balanço
De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira, dia 16, Catanduva apresenta 993 casos positivos da Covid-19. Desses, 35 foram a óbito e 877 já estão curados. Até o momento, 3847 pessoas foram testadas para a doença.