A Prefeitura de Catanduva liberou R$ 28 mil, em parcela única, para reforçar as ações de enfrentamento ao coronavírus na Vila São Vicente de Paulo. O valor compõe plano de contingência apresentado pela instituição assistencial, que enfrenta surto de contaminação da Covid-19 entre seus residentes e funcionários.
Os recursos já estão na conta da entidade e serão utilizados para a contratação de seis cuidadores de idosos e aquisição de máscaras de proteção, produto de limpeza e materiais descartáveis, como marmitas, colheres e copos. O reforço financeiro é emergencial e se soma aos R$ 95 mil repassados mensalmente desde 2018.
A situação da Vila São Vicente de Paulo está sendo acompanhada pela Secretaria Municipal de Saúde, que monitora e desenvolve ações para conter o avanço da Covid-19 em asilos da cidade. Além da testagem em massa feita no local, o setor mantém uma enfermeira fixa na instituição para monitorar e orientar as condutas.
Conforme relatório da Associação de Assistência São Vicente de Paulo, até esta quinta-feira, dia 6 de agosto, 16 idosos residentes e seis funcionários testaram positivo para a Covid-19. Quatro idosos morreram em decorrência da doença. A instituição abriga, no total, 81 pessoas da terceira idade, entre homens e mulheres.
Nosso Lar
Equipes da Secretaria de Saúde fizeram a segunda rodada de testes da Covid-19, nesta quinta-feira, dia 6, no Recanto Nosso Lar. Foram diagnosticados mais 20 casos positivos, além dos sete já existentes. Uma idosa morreu por coronavírus e outro óbito é investigado.
Diante do cenário, a Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária determinaram à direção da entidade que as idosas que não estão infectadas sejam encaminhadas para suas casas até que passe o período de transmissão da doença.