O Consirc – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Catanduva assumiu o custeio dos nove leitos de UTI para atendimento a pacientes da Covid-19 da Santa Casa de Novo Horizonte. Além disso, foi criado o 10º leito na unidade. O acesso aos leitos passa a ser coordenado pela Central de Regulação do Samu Regional.
Segundo o Consirc, o investimento para custeio dos 10 leitos, nos próximos 60 dias, será de R$ 960 mil. O valor será dividido entre as 19 cidades da região e Catanduva assumiu metade dessa despesa. Já os 15 leitos de enfermaria seguem por conta de Novo Horizonte, mas a regulação também passa para as mãos do consórcio.
“Por consenso dos gestores da região, esses leitos saíram da Central de Regulação Cross, do Governo do Estado, que poderia utilizá-los para pacientes de outras regiões, e passaram a ser regulados pelo Samu, apenas para pacientes da nossa microrregião”, explica o secretário municipal de Saúde, Ronaldo Gonçalves Junior.
Com a medida, em caso de superlotação dos leitos de atendimento à Covid-19 no Hospital Emílio Carlos, os municípios passam a utilizar os leitos adquiridos em Novo Horizonte, sem o risco de o paciente ser encaminhado a locais distantes, o que só acontecerá se os leitos da Santa Casa também se esgotarem.