Catanduva intensifica as ações de conscientização e prevenção ao HIV. Com essa finalidade, a cidade desenvolverá mais uma edição da Campanha Fique Sabendo, que visa ao diagnóstico da doença de forma rápida. A etapa começa nesta terça-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra Aids, e seguirá até o dia 7.
Para atender a demanda, a equipe da Secretaria de Saúde, por meio da equipe do Programa Municipal IST/Aids, estará de prontidão em horários estratégicos.
Nesta terça, o atendimento ocorrerá em horário ampliado, das 8 às 20 horas, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) localizado na rua Paraíba, esquina com a Pará. O esquema especial se repetirá com atendimento excepcionalmente no próximo sábado, no CTA, que ficará aberto para testagem das 8 às 12 horas.
A medida visa acolher e possibilitar o acesso do munícipe ao exame após sua jornada convencional de trabalho.
A campanha também envolverá todas as unidades de saúde nos bairros, que estão aptas a realizar o teste, com profissionais capacitados. Nesse caso, o atendimento ocorre durante o expediente tradicional de cada local.
Para a campanha, Catanduva solicitou 1.350 testes rápidos de HIV, que serão distribuídos em toda a rede de atenção básica: unidades de saúde, CTA e também ao Serviço de Assistência Especializada (SAE), situado no Hospital Emílio Carlos.
Teste rápido
O teste é feito com um furinho no dedo e leva entre 15 a 20 minutos para ficar pronto. O laudo é entregue ao paciente, que é encaminhado para acompanhamento e tratamento especializado, em caso de resultado positivo para o vírus.