Dia histórico, marcado pela emoção! A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu a primeira remessa com 2.800 doses de Coronavac na manhã desta quarta-feira, dia 20. A entrega foi realizada no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e contou com o apoio da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM).
Para celebrar a chegada da vacina, uma coletiva de imprensa foi realizada na Unidade de Ponto Atendimento (UPA) no período da tarde. O local foi preparado e devidamente higienizado para receber os visitantes que ficaram em uma área reservada. O evento contou com a presença do Prefeito de Catanduva, Padre Osvaldo de Oliveira Rosa, do vice-prefeito Cláudio Romagnoli, da secretária de Saúde, Cláudia Monteiro Ferrazzi Ferreira, demais autoridades do governo municipal, além de representantes da câmara, como os vereadores Allan Automóveis, Ivania Soldati e Taise Braz.
O ponto alto da coletiva foi quando os profissionais da linha de frente começaram a receber as doses da vacina. Lair Aparecida Pereira de 56 anos, técnica de enfermagem, que completa hoje 34 anos de profissão foi a primeira. “Estou emocionada por ter sido escolhida, por ter tomado a vacina. Não tem nada de anormal, estou me sentindo bem. Não tenho palavras para dizer o que estou sentindo. Nunca vivi uma pandemia como essa e é difícil ver pessoas partindo sem se despedir dos familiares. Estou lisonjeada de ter sido escolhida”, destaca a profissional que atua há 7 anos na UPA.
Além dela, Valéria Cristina Piva Dias, de 29 anos, coordenadora do serviço de higiene e limpeza e Isabela Maria Torres, de 33 anos, médica responsável técnica pela unidade também foram imunizadas.
A previsão é de que até amanhã, dia 21, aproximadamente 160 profissionais que atuam desde limpeza, atendimento e encaminhamento da UPA sejam imunizados contra a covid-19. “Fomos a primeira cidade da região a receber essas doses, então o momento é de felicidade e alegria de sermos a porta de entrada do município e sermos os primeiros a receber as doses. Estamos desde março na linha de frente da pandemia. Não estávamos preparados, nos reestruturamos e estamos atendendo o que é necessário para que Catanduva possa conduzir a pandemia de uma forma mais tranquila”, destaca o gerente da UPA, Giovani de Carvalho.
Além da UPA, os hospitais Emílio Carlos, Padre Albino, Unimed São Domingos e Mahatma Gandhi receberam as doses para imunizar os profissionais da linha de frente. Só a Fundação Padre Albino tem 3.400 profissionais da saúde. “Esse momento é histórico. As doses serão direcionadas aos profissionais da linha de frente e isso nos trás um alívio de poder promover a saúde. Estamos com dificuldade de RH, com médicos e especialistas, porque eles se contaminam com a covid-19, temos vagas abertas e as pessoas têm medo de trabalhar na saúde por conta do coronavírus e a vacina é a solução para a fragilidade que encontramos nesse momento”, destaca a administradora da Fundação, Renata Rocha Bugatti.
Alteração no Plano de Imunização
A secretária de Saúde explica que no início do ano, com o Plano Estadual de Enfrentamento ao covid-19, foi elaborado o Plano Municipal de Imunização, com os pontos estratégicos, pontos volantes e população atendida. Por conta da mudança do Plano Estadual, para o Nacional foram necessárias adequações. “Recebemos as doses. Os profissionais da linha de frente, envolvidos diretamente com a covid-19, como Pronto-Socorro, Unidade Respiratória, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da covid-19 e internação da rede pública e privada, serão os imunizados nessa etapa. Tão logo o Governo do Estado encaminhe novas doses, seguiremos o nosso plano operativo municipal de combate a covid-19, seguindo a população prioritária que são os profissionais da saúde, idosos em casas de repouso e asilos e idosos em geral”, destaca Cláudia.
Conforme novas categorias forem liberadas nas demais fases, a campanha avançará. O site da Prefeitura de Catanduva (www.catanduva.sp.gov.br) e páginas oficiais no Facebook e Instagram são canais direto de comunicação com a população. “Com novas doses vamos chamar a população para procurar as unidades de saúde. No momento orientamos os munícipes para que não se desesperem e não procurem as unidades para a vacina neste momento, tendo em vista que a comunicação será feita no decorrer da campanha”, finaliza.