Enfrentamento à Covid-19! O Prefeito Padre Osvaldo acompanhou, há pouco, a entrega de 10 capacetes respiradores que acabam de chegar a Catanduva. Os equipamentos foram divididos e destinados à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e ao Hospital Emílio Carlos. O aparelho tem por diferencial que ajudam a reduzir a necessidade de intubação e de internações em UTI.
“Esses capacetes irão contribuir à melhoria da assistência aos pacientes com coronavírus e que precisam de suporte ventilatório. Em meio à pandemia, essa é mais uma ação necessária à salvar vidas, algo diferenciado na UPA e Emílio Carlos”, ressalta Padre Osvaldo.
A doação foi feita pela Plasútil, de Bauru, que produziu o aparelho, em parceria com USP e o Senai. Catanduva foi contemplada por intermédio do vereador Nelson Tozo, que fez gestão e cuidou dos trâmites ao repasse dos equipamentos. Na cerimônia de entrega dos capacetes à UPA e ao Emílio Carlos, o vereador Tozo não esteve presente e foi representado por sua assessora Marisa Ravazzi.
De acordo com os estudos, o capacete aumenta a oxigenação de forma não invasiva. Seu funcionamento consiste na pressurização do capacete. O aumento da pressão externa em relação internado do corpo facilita ao aumento de ar na respiração, diminuindo o esforço do pulmão debilitado.