A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde iniciou ontem o serviço de atendimento especializado, de acordo com protocolo, que inclui hormonioterapia gratuita para população transexual.
O ambulatório LGBTQIA+ funcionará no CEM – Centro de Especialidades Médicas – antigo postão da Rua Pará. O atendimento será todas as quartas-feiras, das 16h às 19h.
O ambulatório conta com atendimento psicológico e serviço social, além do tratamento de terapia hormonal, um dos recursos disponíveis para a transição de gênero de mulheres e homens trans, que não se reconhecem com o gênero atribuído ao nascimento.
‘A terapia hormonal promove mudanças corporais que fazem com que a aparência física da pessoa esteja de acordo com sua identidade de gênero, proporcionando maior bem-estar físico, mental e emocional’, explica o Dr. Luiz Gustavo Cunha, responsável pelo ambulatório, médico da família e comunidade, pós-graduado em saúde LGBTQIA+.
A disponibilização do tratamento atende uma demanda reprimida desde 2018. Por falta de atendimento na rede pública, muitas pessoas transexuais acabam recorrendo à automedicação que pode gerar riscos à saúde.
‘O acompanhamento com equipe especializada e voltada para este tipo de atendimento é o correto para estabelecer a dose certa dos medicamentos, além de tratamento ideal, envolvendo toda a equipe multiprofissional e, assim, evitar problemas futuros de saúde relacionados à falta de assistência adequada para esta população’ explica Rodrigo Neves, Secretário Municipal de Saúde.
O novo protocolo também inclui atendimento diferenciado nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família e Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Vale ressaltar que qualquer pessoa LGBTQIA+ interessada no atendimento deve, inicialmente, procurar sua unidade de referência para iniciar todo o processo.