A Prefeitura de Catanduva, por meio das Secretarias de Saúde e Educação está promovendo uma série de ações educativas em saúde nas escolas da rede pública de ensino.
As atividades fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE) que busca articular os espaços de aprendizagem às Unidades de Saúde nas comunidades e serão realizadas durante todo o ano.
As intervenções são realizadas de forma didática e lúdica, de acordo com a faixa etária dos alunos, por equipes multiprofissionais das Unidades de Saúde: enfermeiras, dentistas, agentes comunitários, nutricionistas, psicólogas, fisioterapeutas, fonoaudiólogas e médicos.
Os temas são diversos: saúde bucal, auditiva e ocular, prevenção ao uso indevido de álcool e drogas, alimentação saudável, prevenção das IST’s, atividades físicas e de lazer, combate ao mosquito Aedes aegypti e covid, além de acompanhamento vacinal.
“O objetivo do Programa, desenvolvido em âmbito federal, é a atenção integral aos alunos da rede pública com ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. A proposta fortalece a articulação entre os profissionais de saúde e educação para ampliar o acesso aos serviços de saúde e consequentemente melhorar a qualidade de vida dos educandos. A educação e acesso a informação é transformador, promovendo o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras”, explica o Secretário de Saúde, Adriano César Araújo.
O Programa:
O Programa Saúde na Escola (PSE), é uma iniciativa intersetorial da Saúde e da Educação, instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.