A carreta da mamografia, do programa ‘Mulheres de Peito’ do Governo do Estado de São Paulo, chega a Catanduva no próximo dia 23 de maio. A Unidade Móvel ficará estacionada na Rua Rio de Janeiro, no Centro, em frente à Pinacoteca Municipal.
O objetivo da iniciativa é a detecção precoce de câncer de mama e, assim, prevenir mortes pela doença, além de garantir o início precoce do tratamento adequado. A carreta conta com uma equipe multidisciplinar composta por técnicas em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionárias administrativas e um médico ultrassonografista.
O atendimento acontecerá de 23 de maio até o dia 03 de junho. Não será necessário agendamento prévio, serão distribuídas senhas todos os dias de atendimento. Os horários de funcionamento serão de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo distribuídas 50 senhas por dia. Aos sábados, será das 8h às 12h, sendo distribuídas 25 senhas.
Quem pode realizar exames
O público-alvo são mulheres de 50 a 69 anos. Para esse grupo, não haverá necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame na unidade móvel, somente apresentação do RG e do Cartão SUS.
Pacientes de outras faixas etárias, de 35 a 49 anos e acima de 70 anos, também poderão realizar os exames, mas precisarão apresenta, além do RG e do Cartão SUS, apresentar o encaminhamento médico de profissional da rede pública para a realização do exame.
O laudo e exame estarão disponíveis em 48h, podendo ser consultados e baixados via internet. Cada paciente receberá as instruções sobre como fazer isso na hora de realizar o exame.