A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, nesta quinta e sexta-feira, profissionais da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde. A motivação da vinda da equipe federal é a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical – da mãe para o filho – do HIV.
A transmissão vertical acontece quando a criança é infectada durante a gestão, parto e, em alguns casos, durante a amamentação. A presença da IST durante a gestação pode afetar a criança e causar complicações como aborto, natimortalidade, parto prematuro, dentre outros problemas.
Catanduva não registra há 17 anos este tipo de transmissão e já recebeu, em 2018 e 2022, premiações do Governo Estadual pelo reconhecimento ao trabalho realizado. A manutenção dos indicadores deve-se ao constante combate contra as infecções sexualmente transmissíveis realizado pela Secretaria, por meio do Programa Municipal IST/Aids e Rede de Atenção Básica, aprimorando ações de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento.
A equipe municipal apresentou todo trabalho e estrutura geral da saúde para o grupo Nacional de Validação do Ministério, que também visitou pessoalmente outros setores como CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, USF. Dr. Alcione Nassori, Consultório na Rua, Ambulatório LGBTQIA+, Maternidade do Hospital Padre Albino e SAE – Serviço de Atendimento Especializado de Infectologia HIV/Aids. Os profissionais avaliarão os dados e serviços para futura concessão da certificação.