O tabagismo é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão e por outros tipos de tumores como o de boca, pâncreas, bexiga, colo de útero, dentre outros. Em Catanduva, o combate ao hábito de fumar é realizado regularmente, por meio dos serviços oferecidos na Atenção Primária.
A Secretaria de Saúde de Catanduva integra o Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde. A iniciativa tem como uma de suas ações o tratamento do tabagismo nas Unidades de Saúde do município.
O tratamento dura 3 meses e conta com as seguintes etapas: avaliação clínica, atendimentos individuais, sessões em grupo, reuniões de acompanhamento e tratamento medicamentoso.
O acompanhamento é realizado por uma equipe multiprofissional: psicólogos, médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, dentre outros profissionais. A técnica de abordagem cognitiva/comportamental é centrada em mudanças de hábitos e comportamentos.
O cidadão que tem o desejo de parar com o hábito de fumar pode realizar o tratamento gratuitamente. O acesso ao serviço deve ser solicitado na Unidade de Saúde de referência, onde acolhem a demanda espontânea, avaliam e direcionam o paciente aos polos onde são realizados os grupos.