A endometriose, doença que pode causar infertilidade e dor pélvica crônica, atinge uma em cada dez mulheres no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. A Campanha Março Amarelo alerta para a necessidade de consultas regulares ao ginecologista para diagnóstico e tratamento precoce.
Para dar maior visibilidade à pauta e conscientizar maior número de mulheres, a Organização EndoMulheres Catanduva, com apoio da Faculdade de Medicina de Catanduva e da Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizarão neste sábado, dia 22, na Praça da Matriz, às 10 horas, uma ação conjunta.
Os especialistas Dra. Letícia Lenharo e Dr. Guilherme Accorsi, junto aos alunos da faculdade realizarão acolhimento do público feminino, bem como detectarão possíveis mulheres com endometriose e farão orientações sobre prevenção, busca do diagnóstico e tratamento oferecidos pelo SUS.
Fique atenta aos principais sintomas da endometriose: cólicas menstruais de forte intensidade; dores durante as relações sexuais; dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação.
A iniciativa é aberta a todas as mulheres! Participe!