Catanduva aderiu ao Consórcio Público de Municípios, da Frente Nacional de Prefeitos, para a compra de vacinas para o enfrentamento à pandemia da covid-19. Por meio do documento, o prefeito, Padre Osvaldo de Oliveira Rosa, firma o protocolo de intenções que, além de imunizante, prevê aquisição de medicamentos, equipamentos e outros insumos de interesse dos municípios.
“Nosso anseio comum é a vacinação em massa. Por meio do esforço coletivo, teremos oportunidade de apresentar propostas para viabilizar a aquisição de imunizantes, em momento oportuno. Essa união fará a diferença no enfrentamento à pandemia, que tem sido um desafio enorme e, ao mesmo tempo, vivenciado pelos municípios”, ressalta Padre Osvaldo.
Até o momento, o consórcio reúne o interesse de 649 prefeituras, conforme informações da Federação Nacional de Prefeituras (FNP). Os gestores tem até sexta, dia 5, para manifestarem interesse no consórcio. Na próxima etapa, um modelo de projeto de lei deve ser produzido e encaminhado às câmaras municipais para que os municípios possam participar das compras. O objetivo do consórcio é possibilitar que as prefeituras possam comprar vacinas, no caso do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde não consiga suprir toda a demanda necessária para a vacinação dos maiores de 18 anos contra o coronavírus.