Em outubro, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a Campanha Outubro Rosa com foco na conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
Para intensificar o atendimento, nos dias 24 e 31 de Outubro, as Unidades de Saúde ficaram abertas em horário estendido para coleta de Papanicolau e solicitação de mamografia de rastreio.
Para a ação foram convocadas 532 mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, 342 compareceram, passaram por consulta e foram colhidos 305 exames citopatológicos (Papanicolau) e solicitadas 150 mamografias.
As equipes profissionais também promoveram ações educativas como dinâmicas interativas, palestras e ciclo de debates durante todo o mês.
As atividades de educação em saúde e o atendimento dos serviços é contínuo. Para o diagnóstico precoce é essencial a realização do autoexame preventivo mesmo sem a presença de sintomas e, as mulheres entre 50 e 69, devem realizar, pelo menos a cada dois anos, o exame de mamografia.