No mês de enfrentamento ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, a Secretaria Municipal de Saúde está mobilizando equipes e intensificando as ações de prevenção e conscientização.
O Programa Municipal IST/Aids e Hepatites Virais, além do atendimento de rotina no Centro de Aconselhamento e Testagem, está realizando testes rápidos de HIV e Sífilis em locais estratégicos, privados e públicos. A Campanha ‘Fique Sabendo’ que teve início no dia 02, já realizou mais de 750 testagens.
Nesta quarta-feira (11), a equipe esteve no Terminal Urbano Gerson Gabas. Além da testagem, estão sendo ofertados preservativos e promovidas orientações preventivas. A ação conta com a parceria do curso técnico em enfermagem do Elias Nechar.
A iniciativa visa ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico.
O teste é feito com um furinho no dedo e leva cerca de 30 minutos para ficar pronto. O laudo é entregue ao paciente, que é encaminhado para acompanhamento e tratamento especializado, em caso de reagente.