A continuidade dos cuidados ao paciente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) é garantida por seu princípio de REGIONALIZAÇÃO E HIERARQUIZAÇÃO. A operacionalização do mesmo está previsto através do SISTEMA DE REFERENCIA E CONTRA-REFERENCIA. Este sistema garante ao paciente que mesmo tendo sido consultado inicialmente na Unidade Básica de Saúde, se a gravidade da sua doença assim o exigir, ele será encaminhado a níveis de maior complexidade até o diagnóstico e resolução do seu problema e o retorno ao consultório do seu bairro com as orientações necessárias para continuar com os cuidados e reavaliações se assim for preciso.
O emprego de protocolos de regulação de acesso aos serviços de saúde é uma necessidade e constitui um importante caminho de muita utilidade na gestão do conhecimento e na organização das ações de saúde.
Abaixo você tem acesso os protocolos de acesso nas especialidades médicas
Protocolos do Ministério da Saúde
Protocolos Municipais
Para o estabelecimento das ações especializadas desenvolvidas no Centro de Especialidades Odontológicas foi elaborado o Manual de Referência e Contra referência e para informar os profissionais da Atenção Básica quais as possibilidades a serem realizadas, visando atender adequadamente o usuário
As informações contidas no manual seguem as diretrizes nacionais para a reorganização da atenção em saúde bucal em todos os níveis; a implantação dos serviços de média complexidade, como complemento à atenção básica, segundo os critérios de regionalização e hierarquização e a importância em definir fluxos de funcionamento e protocolos de atendimento para os níveis de atenção a fim de garantir a integralidade da atenção.